Ferramentas Google

Conheça algumas das ferramentas mais utilizadas no mundo digital!

Que o Google é o maior mecanismo de busca todo mundo já sabe, mas além disso, muitas pessoas utilizam habitualmente outras ferramentas do Google como Gmail, o sistema operacional Android nos celulares, Youtube e outras mais.
Já para as empresas, as ferramentas do Google podem ajudar a melhorar a performance do marketing empresarial, tais como:criação de campanhas de mídia paga ( Links patrocinados), Monitoramento do site, Tendências de busca, Alerta de pesquisa, Organização de agenda, Produção de conteúdos e outras.
Relacionamos abaixo algumas ferramentas muito úteis para o seu dia a dia, tanto pessoal como profissionalmente!

1-Google Buscador

Essa ferramenta de buscas é o nosso conhecido "Pesquise no Google", onde é possível fazer pesquisas sobre uma infinidade de assuntos.

2-Google Search Console

É uma ferramenta que ajuda a monitorar e melhorar a presença das páginas do seu site nos resultados de pesquisa.
Na prática, essa ferramenta te ajuda a entender como o buscador do Google detecta o conteúdo do seu site, dando dicas de como resolver possíveis problemas.

3-Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta de formulários que pode ser utilizada para fazer pesquisas, inscrições em eventos e coletar dados.
Depois das pessoas preenchem o documento, o Google cria uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado.

4-Google Trends

Mostra a popularidade de um determinado assunto nas buscas do Google ao longo de um período de tempo.
Com essa ferramenta você consegue saber, por exemplo, quais têm sido os assuntos mais pesquisados na sua região ou área de atuação, por exemplo.

5-Google Docs

É uma ferramenta para produção de conteúdo escrito na nuvem.
A grande vantagem do Docs é a facilidade de compartilhamento do documento com outras pessoas, seja da mesma empresa ou não.

6-Google Shopping

Com o Google Shopping você pode anunciar produtos no próprio Google e colocar um link para a sua loja.
Os anúncios mostram uma foto do produto, além de outras informações de venda.
O legal é que você paga pelos anúncios somente quando as pessoas clicarem no produto para visitar seu site.

7-Google Analytics

É um sistema do Google que reúne várias ferramentas de monitoramento de tráfego, para analisar o comportamento dos usuários, como por exemplo, quantidade de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas e etc.

8- Gmail

O Gmail é o serviço de e-mail que o Google oferece gratuitamente.

9-Google Drive

O Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem.
Ou seja, você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar, basta ter um computador, celular ou tablet ligado à internet.
Com o Google Drive, você pode fazer o upload de diferentes tipos de arquivos: documentos, imagens, vídeos, músicas…e etc.

10-Google Ads

O Google Ads é sem dúvida a ferramenta mais utilizada para quem quer vender algum produto ou serviço.
A empresa anuncia através de parametrizações de palavras chaves onde o usuário encontrará o produto e/ou serviço de sua empresa. E por ser um serviço de publicidade do Google, ele tem um custo que varia de campanha para campanha. A ferramenta é gratuita, o custo é apenas sobre os anúncios criados.

11-Google Planilhas

É basicamente o Excel (aquele do Microsoft Office) do Google. A grande diferença é que os arquivos ficam salvos na nuvem.
Com essa ferramenta dá para fazer planilhas e gráficos, tudo isso com fórmulas integradas, tabelas dinâmicas e muitas opções de formatação.
Isso quer dizer que você pode acessar suas planilhas de qualquer dispositivo com conexão à internet e sem precisar instalar nada.

12-Youtube

O Youtube é a plataforma gratuita do Google, utilizada também como ferramenta buscas através de vídeos publicados nas contas do Google.

13-Google Apresentações

É uma ferramenta de criação de slides. Com ela você pode criar e editar apresentações diretamente do navegador. Ou seja, não é preciso usar ou instalar nenhum programa.
Além disso, várias pessoas podem trabalhar simultaneamente em uma única apresentação online.

14- Hangouts

Hangouts é uma plataforma de comunicação que possui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP.
É possível fazer reuniões em áudio e vídeo com até 25 pessoas, de dentro ou fora da sua empresa.

15- Google Meu Negócio

É uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps, podendo vincular junto ao seu Google Ads.

16- Google Page Speed

Essa ferramenta online do Google avalia a velocidade de carregamento de uma página da internet, pois a velocidade também é um fator de ranqueamento nos resultados de buscas do Google.
A avaliação feita por essa ferramenta separa o desempenho em dispositivos móveis da performance em computadores, e ainda oferece sugestões práticas para otimizar a velocidade das páginas.

17- Google Blogger

É um serviço do Google que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, muito similar ao Wordpress, mas é indicado para usuários que nunca criaram um blog ou que não tenham muito familiaridade com esse tipo de linguagem.

18- Gerenciador de Tags

O Gerenciador de Tags do Google facilita na hora de atualizar e adicionar tags em um site, incluindo as do Google Analytics e de remarketing.

19- Google Fonts

Centenas de fontes gratuitas, de código aberto e otimizadas para uso em sites.
Esse diretório conta com quase mil fontes gratuitas, que podem ser baixadas por qualquer pessoa.

20- G Suite

G Suite (antigo Google Apps) é um serviço do Google que oferece versões de vários produtos Google que podem ser personalizados de forma independente com o nome de domínio do cliente.
Ele oferece vários aplicativos da web com recursos similares aos de pacotes de escritório tradicionais, inclusive Gmail, Hangouts, Google Agenda, Drive, Docs, Planilhas, Apresentações, Groups, News, Play, Sites, e Vault.

Avalie as principais ferramentas que o Google pode oferecer e constate a importância de se trabalhar com ele !!!